domingo, 22 de setembro de 2013

PRÊMIO PETECA 2013 - CONTO DE RUSSAS

É triste, mas é realidade.


Era uma vez um menino chamado Jorge. Era um menino de apenas 9 anos de idade, muito pobre, que precisava trabalhar nas ruas catando latinhas e limpando vidros de carros. Sua mãe trabalhava como catadora de lixo no lixão da cidade. Como já tinha perdido seu pai e seus irmãos eram mais novos que ele, sua mãe só podia contar com sua ajuda. Por isso começou a trabalhar desde criança.

Mesmo com todas as dificuldades que enfrentava, ele tinha um sonho de estudar para ser médico e dar uma vida melhor para sua mãe e seus dois irmãos menores, Joana de 7 anos e Jean de apenas 2 anos de idade.

            Certo dia, ele chegou para sua mãe e disse:

            - Mãe, por que eu não estudo como os outros garotos da minha idade?

            Ela respondeu:

            - Porque sem o seu pai e com seus irmãos muito pequenos, só tenho você para me ajudar. Queria muito, meu filho, poder dar uma vida melhor para vocês, mas nossas condições não são boas. Por favor, me desculpe você me entende, né, filho?
           
            - Sim, mamãe, eu entendo!

No outro dia enquanto catava latinhas em um lixão passaram por ali duas mulheres que eram assistentes sociais da comunidade, e viram a situação que a família passava. Ela conversou como “pequeno grande” Jorge e também com a sua mãe. Rapidamente, foram falar com as autoridades do município para tomarem as devidas providências e tirarem a mãe do lixão e o menino das ruas.

Uns dias depois, as assistentes voltaram à casa deles e resolveram as questões. A mãe saiu do lixão e arrumou um emprego na loja do irmão de uma das assistentes e foi trabalhar como voluntária na Associação de catadores da comunidade. As crianças, incluindo-se o Jorge, foram matriculadas em uma creche e em uma escola próxima à onde eles moravam, garantindo assim, seus direitos de estudar e poder  ter um futuro melhor.

Jorge e seus irmãos ficaram muito felizes e abraçaram sua mãe chorando. Jorge, emocionado, falou:

- Agora eu posso realizar o meu sonho de ser médico, cuidar das pessoas e principalmente da minha mãe e dos meus irmãos.

Sua mãe, chorando, disse:

- Se Deus quiser, meu amado filho!  


                                                                         ALUNOS: Deuzilene Souza e Vitória da Silva.
                                                                         TURMA: 8º ano B.
                                                                         PROFESSORA: Márcia Santiago.
                                                                         ESCOLA: Raimundo Pelópidas de Araújo
                                                                         MUNICÍPIO: Russas


Nenhum comentário:

Postar um comentário