domingo, 22 de setembro de 2013

PRÊMIO PETECA 2013 - CONTO DE SOBRAL

ESCOLA PADRE OSVALDO CHAVES
ALUNA: LUIZA SILVA DE LIMA
PROFESSOR: FRANCISCO JOSIMAR RICARDO XAVIER

A vida de mário: o menino explorado que se tornou doutor
Juca acordou e viu em sua porta uma criança. Tratava-se de um menino, o qual ele criou e deu o nome de Mário. Eles sobreviviam do que plantavam e eram tão pobres que o menino não possuía brinquedos, nem estudava. Já grandinho seu pai o explorava, obrigando-o a ir todos os dias com ele para a plantação e a fazer as tarefas domésticas. Mesmo assim, Mário tinha um sonho: estudar pra ser doutor. Espelhava-se no seu amigo João, que já sabia ler e escrever. Seu Juca dizia que Mário já era inteligente e tinha profissão: Arador de roçado, e que não tinha precisão de estudar.
Numa tarde Mário, muito esperto, achou um velho rádio nas coisas de Juca. Resolveu ligá-lo na tomada e o mesmo começou a funcionar. Chamou João pra contar a novidade, mas o amigo não pôde acompanhá-lo, pois iria à escola fazer sua matrícula e depois comprar seu material escolar. Mário, curioso, começou a perguntar o que era matrícula, material escolar e outras coisas de escola. O amigo explicou tudo e disse ainda que, pra ser doutor ele também teria que passar pelos estudos da escola. Mário até já ouvira falar num lugar onde os outros meninos aprendem ler, escrever e essas coisas de gente rica.
No caminho da escola João contou toda a história do amigo para Dona Zenaide, sua mãe, que de imediato resolveu ajudá-lo. Ao chegar em casa, ela teve um plano: visitar Mário e Juca. Mas precisaria da ajuda de João, o qual teria que convidar o menino para brincar, enquanto conversava a sós com Juca. E assim fizeram, ela aproveitou a oportunidade pra convencer o pai de Mário a matriculá-lo na mesma escola que seu filho. O homem, de imediato, não gostou da idéia, alegando que não tinha como o menino estudar, pois era o único que o ajudava na plantação.

Explicando-lhe sobre os direitos das crianças, Dona Zenaide conseguiu convencer Juca e propôs a ajudá-lo no que Mário precisasse. Assim, o homem aceitou. Ao voltar pra casa, Zenaide contou a novidade aos meninos que ficaram muito felizes, pois as aulas começariam no outro dia. A partir de então Mário só queria saber de estudar. Juca ficou contente com o esforço do filho e sempre agradecia a Dona Zenaide em tê-los ajudado.

Mário tornou-se adulto, continuou os estudos. Mesmo distante, não esquece seus amigos, agora, Dr. João e Dona Zenaide, que o ajudaram a realizar seu sonho. Seu Juca era ranzinza, mas seu filho muito o amou. Como prova disso, Mário transformou a simples plantação em um abrigo para crianças desamparadas, que leva o nome de Sítio Novo Sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário